A Cultura e o desenvolvimento
Os significados culturais são tipicamente exteriorizados num padrão de artefactos historicamente acumulados e das funções mentais e comportamentos associados. Estes artefactos e padrões comportamentais colectivos incluem símbolos verbais e não verbais (ex., linguagem e media), práticas e rotinas quotidianas (ex., guiões de conversação), ferramentas (ex., ábaco e Internet), e estruturas e instituições sociais (ex., sistema de pagamento por mérito vs. pagamento por tempo de serviço). Porque um sistema de significados culturais se expressa nos padrões colectivos de comportamento e nas respostas e processos mentais das pessoas em situação , e porque é, desta forma, transportado e transmitido pelos mesmos, o sistema de significados culturais é frequentemente tácito para qualquer indivíduo.
Os processos e estruturas mentais de cada pessoa são organizados através do esforço activo de coordenar os seus comportamentos com os sistemas culturais de práticas e significados públicos pertinentes. Daí que se possa esperar que os sistemas de significados culturais tenham variadas e profundas consequências formativas nos processos e estruturas psicológicas.
Os processos elementares da cognição, emoção e motivação têm grande probabilidade de serem configurados de formas bastante diferentes, às vezes radicalmente diferentes, em diferentes grupos socioculturais e períodos históricos.
KITAYMA, S., “Culture and Basic Psychological Processes – Toward a System View of Culture: Comment on Oyserman et al”, Psychological Bulletin, vol.128, n.º1, 2002, pp. 92 e 93