A Psicologia do Desenvolvimento, uma aplicação da Psicologia

 

    Desde a sua existência, o Homem, questionou-se acerca do mundo que o rodeia, procurando respostas que lhe atenuassem a angústia e a inquietação. A Natureza não foi o único objecto destas interrogações. Este passou também a reflectir sobre a vida humana, nomeadamente sobre as suas emoções, sentimentos, o porquê da existência, do nascimento, da morte…

     Surgiu assim, no século XVI com Rodolfo Goclénio, o termo “psicologia”, que trás em si uma riqueza no seu significado, pois é composto pela subjectividade e simbolismo da alma (psyché) e pela objectividade e racionalismo da razão (logos). E é a integração destes conceitos que permitem à psicologia, a partir da sua própria etimologia, espelhar o seu objectivo. 

    No final do século XIX a Psicologia foi-se afirmando como ciência, depois de vários autores terem estudado sobre qual o seu objecto e método específico de estudo. “A Psicologia é uma ciência com um longo passado, mas com uma curta história”. É a partir desta afirmação que se percebe que desde sempre houve uma preocupação dos povos e das culturas em relação aos problemas da alma, da imortalidade, do bem e do mal e das causas dos seus medos.

    Actualmente psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos e processos mentais, partindo da sua descrição para a explicação desses comportamentos de modo a prever e controlar as respostas comportamentais.

 

    A partir da década de 70, a psicologia aplicada, designadamente no âmbito da saúde mental e da educação, conhece um importante impulso. Tal como nas outras ciências, a componente teórica e prática passaram a estar intimamente ligadas. Surge então a psicologia do desenvolvimento que se reporta à investigação dos processos que, se alteram durante o curso da vida, na infância, na adolescência e na idade adulta. 

       Outras aplicações da Psicologia:

        Psicologia Biológica - Investigação dos mecanismos fisiológicos que estão subjacentes aos comportamentos e às desordens mentais;

- Psicologia Cognitiva - Investigação dos processos mentais como o pensamento, a memória, a resolução de problemas e a tomada de decisões;

         - Psicologia Educacional - Aplicação dos princípios psicológicos à, prática educativa, incluindo métodos de ensino na sala de aula, concepção do currículo escolar;

- Psicologia Experimental - Investigação dos processos que envolvem a aprendizagem, a percepção, a motivação, a emoção;                                     

- Psicologia Social - Investigação do comportamento de grupos, da dinâmica de grupos, das características de um líder;

Psicologia Clínica - Diagnóstico, investigação das causas e tratamento de comportamentos desajustados;  

Psicologia da Personalidade - Investigação dos factores que tornam cada indivíduo único;      

- Psicologia das Organizações - Investigação dos processos tendentes à optimização do rendimento no trabalho, motivação e formação dos trabalhadores.