Sigmund Freud e a Psicanálise

 

Sigmund Freud nasceu em 1956 e morreu em 1939. Para este autor, o objecto de estudo da psiologia é a motivação humana, defendendo que esta é algo que provem do inconsciente(zona do psiquismo que é formada por impulsos, pulsasões,...).

Segundo este autor, a vida humana deve ser estudada através da motivação básica, o impulso sexual, então devemos dividir a mente humana em 3 instâncias: o inconsciente(ID), o consciente(ego) e o sub-consciente(superego).

 O ID corresponde às pulsões, desejos e medos recalcados. Não obedece à lógica nem à moral. O Ego é a parte que permite ao ser humano pensar e formular operações lógicas. No que diz respeito ao superego guarda as memórias e interioriza as proibições morais e sociais, recalcando o ego quando este aceita os impulsos vindo do ID.

  Na Teoria do desenvovimento proposta por Freud temos cinco estádios que são caracterizados por uma zona erógena, isto zona do corpo que estimulada dá prazer. Os cinco estadios e zona erógena são: Oral-boca, Anal-rabo, Fálica-órgãos genitais, Latente-ausência de zona erógena, Genital- novamente os órgãos genitais.