Lev Vygotsy

 

Lev Vygotsky nasceu, na Bielo-Rússia, em 1896, e faleceu em 1934 com 38 anos.  Vygotsky dizia que o sujeito constitui as suas formas de ação em actividades, e a sua consciência nas relações sociais, desta forma aponta caminhos para superação da dicotomia social/individual, visto que, segundo o 

mesmo, a ação do sujeito é coordenada a partir da acção entre sujeitos no contexto social. Assim, a parte psicológica só pode ser compreendida nas suas dimensões social, cultural e individual.

A teoria de Vygotsky trata sobre desenvolvimento e a acção vinda do interior, que pode ser considerada como as funções psicológicas que surgem e se firmam no plano da inter-relação. A concepção de que é o que possibilita o despertar de processos internos do indivíduo liga o desenvolvimento da pessoa à sua relação com ambiente sócio cultural e reconhece que a situação do homem como organismo não desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie. A intersubjetividade está na gênese da atividade individual e participa da construção das formas de ações autonomas ou da auto-regulação. Não se concebe uma construção individual sem a participação do outro e do meio social, o que torna imprescindível a relação intersubjetiva pois nesse espaço relacional que há a possibilidade do conhecimento. Vygotsky conclui, afirmando que apenas o homem pode educar o homem. Considerando a importância da relação intersubjetiva para o crescimento individual, podemos dizer que o acto de educar só pode ser vivenciado pelo homem e que se realiza apenas no meio social. As características do funcionamento psicológico como comportamento de cada ser humano são construídos ao longo da vida do indivíduo através de um processo de interação com seu meio social, que possibilita a apropriação da cultura elaborada pelas gerações precedentes. Cada indivíduo deve aprender a ser um homem. Não basta apenas o que a natureza lhe dá ao nascer.