Método Experimental

     O objectivo deste método é permitir o conhecimento sobre comportamentos comuns num determinado grupo de pessoas. O método experimental foi várias vezes utilizado por Watson para decompor os comportamentos dos diferentes elementos utilizados.

Fases do método:

1.  Hipótese prévia: estabelecimento de uma relação causa – efeito explicativo de uma situação. Pretende relacionar a presença de um facto (situação) com a modificação de outro (comportamento).

2.  Experimentação: fase de verificação da hipótese. Nesta fase é determinada o rigor das observações e controlo da situação experimental.

A.                  Controlo de variáveis - Elementos que constituem a situação de estudo relativamente à alteração ou manifestação de um comportamento cuja natureza se desconhece. O objectivo desta fase é comprovar se o efeito que a variáveis independentes provoca na variável dependente é aquele que se supusera na hipótese.

§   Dependente - Elemento que constitui a modificação do comportamento a explicar surgindo como a variável de resposta, consequência da variável independente.

§   Independente -  São os factores supostamente responsáveis pela situação e que vamos manipular e controlar para verificar a variável dependente. Aparecem ligadas à situação ou à personalidade.

§   Externas - Elementos de uma experiência que não são controláveis ou sucedem inesperadamente mas que podem influenciar uma experiência, podendo-se estudar essas condicionantes relativamente a:

1.               Ao sujeito - Atitudes e expectativas do sujeito observado (Efeito de Hawthorne = A atenção prestada ao trabalho de um sujeito aumenta o seu desempenho mesmo sob condições adversas)

2.               Ao observador - Atitudes, expectativas, estatuto, credibilidade e personalidade do observador (o psicólogo pode colocar o indivíduo à vontade ou provocar um grau de tensão)

3.               Às condições - As condições ambientais devem ser iguais relativamente aos sujeitos observados: local, hora do dia...

B.                  Registo de observações - Para garantir o rigor das observações e permitir a análise dos dados por investigadores independentes

§   Registos de ocorrências e duração de comportamentos

§   Escalas de classificação - Níveis de frequência de um facto

C.                  Controlo de condições - Validação da informação

§   Grupo Experimental - Grupo de sujeitos onde é testada uma variável independente sendo que as restantes condições e constituição devem ser iguais ao grupo de controlo para permitirem a comparação de resultados.

§   Grupo de controlo ou testemunha - Grupo de sujeitos em que as condições da experiência são mantidas inalteráveis, garantindo assim os dados resultantes da observação do grupo experimental 

§   Amostra - Conjunto de indivíduos onde decorre a experimentação, sendo constituído a partir da segmentação do universo a estudar. A amostra deve ser significativa e representativa da população a estudar.

a.        Amostragem simples (aleatória) - Quando a população a estudar é homogénea todos os seus membros possuem condições iguais para o estudo pelo que são escolhidos ao acaso.

b.        Amostragem estratificada - Quando a população a estudar é heterogénea os diversos grupos devem estar representados pelo que é necessário seleccionar a amostra, recorrendo-se aqui a técnicas da estatística.

§   Trabalho de Campo - Verificação da hipótese em situação real

 

Apesar de toda a preocupação no controlo da experiência determinados erros podem surgir nas diversas fases:

·     Planificação - Possibilidade de erros na elaboração da amostra, na selecção das variáveis e no controle experimental.

·     Isolamentos de variáveis - Determinadas elementos terão uma reacção diferente a um conjunto de variáveis presentes ao mesmo tempo e não a cada uma individualmente

·     Generalização - A amostra pode ser insuficiente ou demasiado selectiva.