Desenvolvimento Cognitivo

Piaget vai afastar-se das posições extremas das correntes mais comuns propondo um novo modelo explicativo: o sujeito constrói os seus conhecimentos pelas suas próprias acções. A inteligência e, assim, produto de um processo de adaptação, no qual interagem as estruturas mentais e a influência do mundo exterior: as estruturas de inteligência são produto de uma construção contínua do sujeito em interacção com o meio.

Este processo interactivo desenvolve-se por etapas, que Piaget designa por estádios de desenvolvimento. Esta concepção construtivista e interaccionista supera a dictomia inato/adquirido que marca a história do pensamento.

 

Estádios de desenvolvimento

Segundo Piaget, o desenvolvimento intelectual processa-se em quatro estádios sucessivos, cuja ordem de sucessão

é constante. Cada estádio decorre do precedente por um processo integrativo, resultante de reestruturações sucessivas. A idade em que cada criança atinge cada estádio varia, embora Piaget tivesse apresentado idades médias para se passar de um estádio a outro. Estes estádios correspondiam a diferentes formas de ver, compreender e agir sobre o mundo, que culminavam no pensamento adulto.

 Estádio sensorio-motor:

Decorre entre os 2 e os 6/7 anos. A inteligência é fundamentalmente sensorial – o bebé capta todas as informações que recebe através dos órgãos dos sentidos – e motora – exprime-se através de movimentos. É uma inteligência prática em que não há linguagem nem a capacidade de representar mentalmente os objectos.

Estádio pré-operatório:

Uma das mais importantes conquistas deste estádio é a emergência da função simbólica, isto é, a capacidade de representar mentalmente os objectos ou acontecimentos no presentes através de símbolos.

Estádio das operações concretas:

É durante este período que as crinças começam a ultrapassar o egocentrismo que caracteriza o período anterior. O pensamento é lógico, desenvolvendo conceitos e sendo capaz de realizar operações mentais e concretas.

Estádio das operações formais:

Este estádio caracteriza-se pelo aparecimento de um novo tipo de pensamento: um pensamento lógico, abstracto e formal. Diferente do estádio anterior, já resolve problemas, já opera sem suporte- realização de operações formais.