Experiência precoce

     Benjamin S. Bloom, J. McVicker Hunt, Jean Piaget, Jerome Bruner e outros psicólogos consideram que a estimulação do bébé é a base do seu desenvolvimento cognitivo. Hunt ressalta a importância da variedade de estímulos. Desta forma, a família exerce um papel de extrema importância, pois logo ao nascer a criança deve ser estimulada, para que o seu potencial cognitivo seja desenvolvido. Para aquelas crianças que em casa não recebem os estímulos necessários para o seu desenvolvimento, resta a esperança de que na escola, ela possa crescer intelectualmente.  Muitos são os fatores determinantes da motivação que, por sua vez,  influenciam o processo de aprendizagem.

 

Teorias e observações

 

          Nancy Bayley (1899-1994), uma psicóloga pioneira da área de sesenvolvimento humano, referia que a capacidade intelectual pode desenvolver-se 

ao longo da vida, visto que os QI’s não são constantes. criou em 1953, uma primeira escala de desenvolvimento, especialmente de habilidades motoras até à idade de 3 anos, que foi posteriormente revisada e ampliada passando a chamar-se BAYLEY SCALES OF INFANT DEVELOPMENT” (1969). Compreende três escalas: a mental, que nos fornece o Índice de Desenvolvimento Mental  (MDI);  a Psicomotora, que fornece o Índice de Desenvolvimento Psicomotor  (PDI)  e a escala Comportamental.  

É importante lembrar que a autora refere que sua Escala de Avaliação não apresenta valor preditivo. Apenas sugere o desempenho da criança, no momento e nas áreas avaliadas. Ressalta que não se pode determinar as prováveis interferências que a criança recebe no seu desenvolvimento, especialmente as socio-afetivas.
A sua utilização no nosso meio ainda não dispõe de padronização para a população, tendo em vista as características próprias de nossa cultura. O seu uso tem facilitado o estudo de grupos específicos de crianças acompanhadas em diferentes serviços além de facilitar a orientação de intervenções e sugestões de actividades lúdicas diárias do bébé junto da sua família.
 

 

Benjamim Bloom (1913-1999) apresenta no seu estudo a representação de uma curva de desenvolvimento intelectual e afirma que existem ao longo do desenvolvimento do ser humano períodos críticos de aprendizagem. Diz ainda que para um desenvolvimento cognitivo favorável, é essencial incutir a experiência precoce. Bloom foi também lider de um estudo que se refere à “taxonomia dos objetivos educacionais”, também popularizada como “taxonomia de Bloom”. É uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais. A classificação proposta por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios:

- cognitivo, abrangendo a aprendizagem intelectual;

- afectivo, abrangendo os aspectos de sensibilização e gradação de valores;

- psicomotor, abrangendo as habilidades de execução de tarefas que envolvem o organismo muscular.

Cada um destes domínios tem diversos níveis de profundidade de aprendizagem. Por isso a classificação de Bloom é denominada hierarquia: cada nível é mais complexo e mais específico que o anterior. O terceiro domínio não foi terminado, e apenas o primeiro foi implementado em sua totalidade. 

Neste site está descrita a Taxonomia de Objectivos Educacionais de Bloom mais detalhadamente: penta2.ufrgs.br/edu/bloom/teobloom.htm